Instituto Phytus no XIV Seminário Nacional Milho Safrinha

Publicado em 24 de novembro de 2017

O Dr. Juliano Farias, responsável pela área de Entomologia do Instituto Phytus, esteve presente no XIV Seminário Nacional Milho Safrinha e abordou o refúgio como estratégia de manejo da resistência de insetos para eventos de milho Bt.

O evento, que tem como objetivo contribuir para o avanço na fronteira do conhecimento, além de proporcionar oportunidades de diálogos e divulgações de resultados de pesquisas, novos estudos e tecnologias, aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Cuiabá/MT, e trouxe o tema “Construindo Sistemas de Produção Sustentáveis e Rentáveis”.

O seminário, que é bianual, contou com conferência inicial sobre produção de etanol de milho, painéis técnico-científicos sobre o manejo e cultivo do Milho Safrinha, sessão de pôsteres, exposição de produtos, serviços e tecnologias (estandes de empresas), coquetel, almoços e entre outras.

Os participantes contaram com palestras sobre etanol de milho (situação atual, desafios e perspectivas da produção), ecofisiologia, sistemas de produção nas regiões Centro-Sul, Centro Oeste e Nordeste do Brasil, fertilidade do solo e manutenção de ambientes de elevado potencial produtivo, adubação de milho safrinha e soja, enfezamentos e viroses, estratégias de monitoramento e manejo de percevejos, manejo da lagarta do cartucho e refúgio no manejo da resistência de insetos. O tema nematoides também foi abordado e focou no comportamento de híbridos de milho, manejo, e ainda trouxe a experiência do produtor, que retratou o milho em sistemas consorciados como prática de manejo dos nematoides.

_MG_1005

Fotos: Assessoria de Imprensa Fundação MT