Principal objetivo de nossos estudos é garantir a eficiência dos serviços prestados e a satisfação do cliente final:
- A área de Pesquisa do Instituto Phytus conduz trabalhos laboratoriais, ensaios a campo e em ambientes controlados, visando atender demandas de pesquisas institucionais e de empresas. As pesquisas são desenvolvidas nas áreas de Fitopatologia, Nematologia, Entomologia, Herbologia (Plantas Daninhas), Microbiologia e Proteção de Sementes, Controle Biológico, Nutrição Vegetal, Tecnologia de Aplicação de Defensivos agrícolas
Estudos de doenças e pragas das culturas
O estudo das doenças e pragas das culturas analisa como os fungos, bactérias, vírus, nematoides e insetos se desenvolvem e o que causam nas plantas. Esses estudos podem ser desenvolvidos em laboratório, em casa de vegetação e a campo.
Para todos os estudos, tanto a campo, em casa de vegetação ou em laboratório, existem protocolos de pesquisas a serem seguidos, dependendo do tipo de doença ou praga que será avaliado.

Estudos a campo
Os estudos a campo são realizados nas estações experimentais da Phytus (Estação Experimental de Itaara/RS e Estação Experimental de Planaltina/DF), ambas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), campos experimentais espalhados pelo RS e pelo DF e ainda áreas experimentais como a de Formigueiro – RS. (Veja aqui nossas licenças)
A campo os estudos são realizados em áreas maiores, como nas chamadas áreas comerciais, em parcelas ou canteiros experimentais nas estações experimentais, seguindo os protocolos desenvolvidos para cada avaliação (pragas, doenças ou fungos).
Vale lembrar também, que o Instituto Phytus atua no Paraguai e Porto Rico, através da Phytus Corp.
Estudos em Feijão Sala de Crescimento Estudos em tomate Pesquisa em Ferrugem asiática
Estudos em casas de vegetação
Em casa de vegetação, os experimentos são desenvolvidos em conjuntos de vasos ou em um único vaso com duas ou três plantas, sendo utilizados para observar e analisar o desenvolvimento de doenças e pragas em condições controladas de umidade e temperatura.
Nesse tipo de estudo as plantas são inoculadas por uma solução de bactérias ou esporos de fungos, onde os mesmos são colocados em contato com a superfície foliar da planta para que ocorra a infecção. Após alguns dias da inoculação inicia-se o processo de avaliação, observando-se o desenvolvimento das doenças e dos fungos no tecido foliar.
Estudos em soja em ambiente controlado Casas de vegetação • Instituto Phytus
Estudos em laboratório
Nos experimentos de laboratório, uma amostra simples do material (que pode ser desde uma folha ou uma semente infectada por fungos, até uma raiz atacada por nematoides) pode ser utilizada para a realização da diagnose de doenças e identificação de pragas.
Além disso, o Instituto Phytus realiza testes de produtos que estão disponíveis no mercado e que podem auxiliar no controle dessas doenças e pragas. Produtos ainda não lançados comercialmente também são testados, através dos protocolos de pesquisa realizados para empresas.
Gostou de conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Instituto Phytus?
Assine nossa newsletter e fique sabendo de todas as nossas novidades!
- A importância de análise da área para plantio de soja - 21 de outubro de 2021
- Visita técnica a ensaio em campo - 19 de outubro de 2021
- Cultura do tabaco e o complexo nematoide-fungos - 15 de outubro de 2021