Código de ética e contuda

 

Contexto Empresarial de Ética e Integridade

Este documento foi elaborado com base nos conceitos éticos que o Instituto Phytus adota no seu dia a dia, ou seja, representa a tradução escrita das práticas que adotamos e com as quais conduzimos nossas relações.

O nosso Código de Ética e Conduta apresenta o delineamento das condutas éticas que vislumbramos para a equipe de colaboradores internos, bem como, aquelas que esperamos das partes com que transacionamos, clientes, fornecedores, colaboradores, conselho, parceiros, investidores, governo e comunidade.

Além de adequar cada vez mais nossas premissas éticas a legislação brasileira anticorrupção, o presente Código de Ética e Conduta é bastante direto quanto a visão da empresa sobre a licitude das suas ações, bem como, visa reforçar nossa crença em ser uma organização de alta performance, a qual, agrega valor às suas relações, bem como, transmita a todos aqueles com quem nos relacionamos, absoluta segurança de que estão diante de uma empresa ética e com padrões efetivos de integridade nas suas relações internas e externas.

O Código de Ética e Conduta do Instituto Phytus, também está alinhado, com as normas técnicas e profissionais da área agronômica, particularmente nas áreas sanitárias, genéticas, biológicas e todas aquelas afins ao manejo integrado de pragas.

A oportunidade de apresentar nossas condutas éticas e os valores de integridade que acreditamos, é uma etapa importante no processo de disseminação da cultura de primar pelo correto, de agir com integridade em todos os momentos, seja na vida empresarial ou pessoal. Deste modo, cumprimos o papel social de uma empresa que acredita na possibilidade de ser rentável com crescimento sustentável, sem abrir mão de práticas íntegras.

 

1. Contexto do Código de Ética de Conduta

O Código de Ética e Conduta do Instituto Phytus foi concebido com o objetivo de nortear as práticas de integridade adotadas pela empresa em suas relações internas e externas, onde são expressos seus principais valores e princípios éticos, que em conjunto norteiam as relações comerciais e pessoais da Empresa.

 

1.1 Conceito da Instituto Phytus sobre Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta determina a postura da Empresa em suas relações internas e externas, apresentando os valores referentes às práticas de integridade que esta imprime em suas relações.

Deve servir como base e referência para criação e implementação de processos e normas internas, contudo, não substitui a necessidade ou obrigatoriedade de a Empresa criar, implementar e monitorar normas internas específicas.

Ressalta-se que as normas internas do Instituto Phytus, estão alinhadas com o Código de Ética e Conduta, as quais devem ser aplicadas conforme sua obrigatoriedade e necessidade, apontando as regras sobre os assuntos específicos a que se referem, a todos os partícipes (internos e externos).

 

1.2 Abrangência do Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta do Instituto Phytus abrange suas relações internas e externas, tendo em vista que as políticas de ética e conduta mantém uma linha única, a qual é aplicável a todo tipo de relação mantida pela Empresa, seja em seu âmbito interno (sócios; colaboradores e stakeholders) ou externo (clientes; parceiros; investidores; concorrentes; órgãos governamentais e outros).

                                                                           

1.3 Entendimento e Adoção do Código de Ética e Conduta

Todos abrangidos pelo Código de Ética e Conduta devem conhecê-lo detalhadamente e aplicá-lo nas suas ações diárias, além de estimular sua implementação e disseminação a todas as áreas e envolvidos com a Empresa. Complementarmente, quando convocados pelo comitê de Compliance, ou até mesmo, quando entenderem necessário, devem participar de reuniões ou atividades com vistas a atualizar e adequar o presente instrumento (e demais mecanismos) às novas realidades ou cenários que a Empresa esteja envolvida.

 

1.4 Comunicação e Disseminação do Código de Ética e Conduta

Considerando que a empresa possui relações internas e externas, define-se alguns agentes internos responsáveis por disseminar e divulgar o Código de Ética e Conduta:

 

1.4.1 Colaboradores – A área de RH e sócios são os responsáveis diretos por promover treinamentos, difundir e comunicar os colaboradores sobre este código. No ato da admissão todo o funcionário receberá uma versão do Código de Ética e Conduta.

1.4.2 Prestadores de Serviços, Parceiros e Fornecedores – O Instituto Phytus, por meio dos responsáveis pela contratação/contato direto com prestadores de serviços, parceiros ou fornecedores, deverá informar da existência do Código de Ética e Conduta, bem como de que todos os contratos com a empresa são revestidos de cláusula de aceitação e conhecimento do programa de Compliance do Instituto Phytus e do seu Código de Ética e Conduta.

1.4.3 Clientes – Ao celebrar os contratos de prestação de serviços, nestes devem constar obrigatoriamente cláusula sobre o programa de Compliance do Instituto Phytus, o qual, deverá sempre ser comunicado e difundido aos clientes, por meio de entrega física da versão atualizada do Código de Ética e Conduta ou indicação do link https://iphytus.com/ onde o mesmo poderá ser consultado.

1.4.4 Entes Públicos – O representante do Instituto Phytus frente aos órgãos públicos deverá informar a estes sobre o programa de Compliance e do Código de Ética e Conduta, disponibilizando uma versão atualizada deste documento ou indicação do link https://iphytus.com/ onde o mesmo poderá ser consultado.

1.4.5 Sócios – Os sócios, deverão estar envolvidos na implementação, manutenção, revisão e monitoramento do Código de Ética e Conduta, onde se comprometem a assinar um termo de que estão de acordo com suas cláusulas e que aderem irrestritamente ao programa de Compliance da Empresa.

1.4.6 Público em Geral – Todos os colaboradores e sócios do Instituto Phytus são responsáveis por divulgar ao público geral, bem como a qualquer interessado, o Código de Ética e Conduta, informando inclusive que o mesmo se encontra disponível para consulta na internet no site: https://iphytus.com/ .

1.4.7 Conselho de Administração – Todos os integrantes do conselho deverão conhecer e disseminar as práticas de integridade da empresa, bem como, deverão atuar como órgão de apoio ao comitê de Compliance nas ações de implementação, manutenção, revisão e monitoramento do Código de Ética e Conduta.

 

Toda e qualquer ação que vise impedir ou limitar acesso ao Código de Ética e Conduta, deverá ser imediatamente comunicada ao comitê de ética da empresa, por meio dos canais de denúncia disponibilizados.

 

 – CONTINUA –

 

PARA ACESSO AO CONTEÚDO COMPLETO, SOLICITE VIA:

compliance@iphytus.com