Agora, as Sedes Experimentais Sul e Centro-norte oferecem o serviço para a identificação de espécies de nematoide-das-galhas (Meloidogyne spp.), através de eletroforese.
Como é feita a identificação da espécie de Meloidogyne?
A identificação de Meloidogyne spp., baseada unicamente em caracteres taxonômicos não é considerada segura e precisa, pois, esbarra na grande variação morfológica das espécies dentro desse gênero.

Desta maneira, é possível a utilização de técnicas bioquímicas, como a análise de isoenzimas por eletroforese em gel de poliacrilamida para identificação segura e precisa das espécies do nematoide-das-galhas.
O que é eletroforese?
A eletroforese de isoenzimas é uma técnica baseada na migração de moléculas de acordo com sua carga elétrica e peso molecular em campo elétrico. Pode ser realizada em dois sistemas diferentes, o horizontal e o vertical, sendo classificada, respectivamente, como contínua ou descontínua. Atualmente o Instituto Phytus conta com os dois sistemas.
Ainda, além da correta identificação de espécies individuais, esse método também permite a detecção de misturas de espécies de nematoides-das-galhas em uma mesma amostra.

Dr. Cristiano Bellé
Pesquisador da área de Nematologia
- A importância de análise da área para plantio de soja - 21 de outubro de 2021
- Visita técnica a ensaio em campo - 19 de outubro de 2021
- Cultura do tabaco e o complexo nematoide-fungos - 15 de outubro de 2021